terça-feira, 30 de outubro de 2012

Obediência no ministério de música


Quando falamos em obediência automaticamente nos vem à cabeça uma idéia de submissão, onde alguém “manda” e outro “obedece”.
Ser obediente na verdade é muito mais que obedecer. É uma disciplina, onde só é capaz de alcançá-la quem vencer seu próprio interior.
Como funciona isso?
Em nosso dia-a-dia temos para nós mesmos que aquele que manda é na verdade um chefe, um superior, ou em outras palavras alguém mais importante ou influente que nós. Mas não é bem assim. Aquele que obedece é na verdade livre…
Obedecer não quer dizer obediência, pois eu até posso fazer algo que me peçam, mas meu coração pode estar distante.
Quando eu tenho no meu coração a OBEDIÊNCIA, aí sim estamos falando de um dom, de algo que vem do alto, do coração de Deus.
O servo obediente é aquele que tem mansidão no seu coração, que não obedece por obedecer, mas obedece porque sabe das coisas. Procura entender que, quando ele coopera todos saem ganhando. Ele sabe que as vezes existe uma hierarquia sim, mas não por grau de importância, mas sim porque cada um é responsável em lançar sua semente. E tudo tem sua hora.
Nós que somos do ministério de música precisamos por demias desse dom (da obediência), pois como artistas de Deus a soberba e a vaidade nos visita muitas vezes, mexendo com nossa sensibilidade e atitudes.
Para ser obediente é preciso ter coragem, pois lembremos que a obediência de Jesus o levou até a morte.
Ministério de música que não tem obediência ao sacerdote, à igreja, aos coordenadores não chega muito longe. Aliás, chega… mas sem alicerce… muitas vezes sem casa.
Conheço ministérios muito bons tecnicamente (e até espiritualmente), mas se você perguntá-los de qual paróquia participam…. eles não poderão responder. Bateram muitas vezes de frente. Enfrentaram quando era hora de obedecer. Brigaram quando era hora de silenciar.
A obediência é uma virtude que poucos alcançam. Tanto que os santos buscavam em comum esses três itens: castidade, pobreza e obediência.
O músico que reconhece o seu lugar, a sua pequenez, sempre terá próximo de si grandes amigos. Terá um ministério forte, unido, capaz de obedecer uns aos outros, justamente porque o amor mútuo e o respeito vêem em primeiro lugar.
Quando vemos um músico que acha que só a opinião dele é a que vale, infelizmente é o princípio de uma catástrofe, pois como diz o ditado: “quanto mais alto, maior a queda”.
A desobediência foi o primeiro pecado que apareceu, (lembremos de Adão e Eva). E o coração de Deus se entristeceu…
Talvez seja o pecado que mais entristeça o coração de Deus. E é justamente isso que não queremos, não é verdade?
Não obedecemos porque levamos ordens. Mas obedecemos porque amamos, porque sabemos que para alguém é importante que sejamos assim.
Os pais quando desejam que seu filho seja obediente, é porque desejam o melhor para o seu filho. Esperam que ele seja um homem bom, justo e de caráter.
E é isso o que os coordenadores fazem conosco: buscam o nosso melhor.
Ser obediente também não significa dizer SIM para tudo que lhe pedem, mas avaliar todas as situações. Todos sairão ganhando com isso? Irmãos estão sendo promovidos através da minha obediência? Muitos serão edificados?
Maria disse SIM. E com essa obediência chegamos até Jesus.
Você com o seu SIM pode levar muitos irmãos até o céu. Disso eu tenho certeza….

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...