segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Outubro - Mês Missionário

Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!

Jesus, antes de voltar para o Pai, nos confia esta missão e promete sinais “humanamente impossíveis” a todos aqueles que acreditarem em sua Palavra.
Bem sabemos que, anunciar a Boa Nova não é uma tarefa das mais fáceis, requer ousadia, determinação e, principalmente, convicção da nossa missão evangelizadora no mundo. Contudo, assumir esta missão de forma plena e consciente, faz toda a diferença num mundo onde as pessoas são cada vez mais carentes de Deus.
Ao refletir sobre estas palavras de Jesus, compreendo que, “Anunciar a Boa Nova” é, sobretudo, um gesto concreto de amor, doação e partilha, uma vez que, para anunciar o Evangelho devemos colocar a serviço dos irmãos, todos os dons que o Senhor nos confiou.
Não podemos ficar indiferentes diante de tantos irmãos que nos estendem a mão pedindo apenas um pouco do muito que Deus nos deu.
Evangelizar é preciso! Seja com palavras, gestos ou mesmo com o próprio testemunho, pelo seu exemplo de vida!
Façamos juntos esta leitura orante do evangelho de hoje, pedindo a Jesus que nos envie e nos capacite a levar sua Boa Nova a todos os nossos irmãos, especialmente aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-lo.
Leitura Orante (Fonte)
Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me. Que eu conheça Jesus Mestre, compreenda e me torne um(a) anunciador(a) do seu Evangelho.
1. Leitura (Verdade) - O que diz o texto do dia?

Leia atentamente, na Bíblia, o texto: Mc 16,15-20, e releia as expressões mais fortes.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

Jesus manda os discípulos irem ao encontro das pessoas, com um objetivo claro: anunciar o Evangelho. Não diz a eles para esperarem que as pessoas venham, mas para eles tomarem a iniciativa e irem comunicar a Boa Notícia. Pela fé, coisas humanamente "impossíveis", aconteceriam. Os discípulos foram e o Senhor estava com eles, os ajudava.
2. Meditação (Caminho) - O que o texto diz para mim, hoje?
Eu também sou convocado(a) a ser discípulo(a) e missionário(a) de Jesus.
O encontro com Jesus Cristo é o ponto de partida de um processo que culmina na minha maturidade como discípulo(a) e deve renovar-se constantemente pelo meu testemunho pessoal, e pela missão: "Vão pelo mundo inteiro".
A conversão é a minha resposta inicial no seguimento de Jesus Cristo.
O discipulado me leva ao amadurecimento no conhecimento, na fé e no seguimento de Jesus Mestre.
Como estou vivendo a comunhão? Não pode haver vida cristã fora da comunidade: na minha família, na paróquia, no meu grupo.
Sou uma pessoa em missão, que vivo a partilha de minha experiência de Deus aos outros?

3. Oração (Vida) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezemos com Dom Pedro Casaldáliga:
Oração da Comunicação

Deus do Amor, que te dás sempre em comunhão criadora, Deus da Vida partilhada frente aos processos de morte, Deus da Palavra encarnada em Jesus de Nazaré, a serviço da Verdade, na convivência da Paz, pelas veredas da História. Ensina-nos a escutar o silêncio e o clamor dos deserdados da Terra. Ensina-nos a falar a Boa Nova do Reino bem no alto dos telhados e no coração do mundo. Que sejamos testemunhas da invencível Esperança, que consagremos a mídia ao serviço do Evangelho em abertura ecumênica, em plenitude ecológica, nos Povos da Nossa América, em cultura solidária entre todas as culturas.
4. Contemplação (Vida e Missão) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Com os bispos da América Latina e Caribe, sinto que posso procurar:
a) Conhecer e valorizar esta nova cultura da comunicação;
b) Promover a formação profissional na cultura da comunicação de todos os agentes e cristãos;
c) Formar comunicadores profissionais competentes e comprometidos com os valores humanos e cristãos na transformação evangélica da sociedade, com particular atenção aos proprietários, diretores, programadores e locutores;
d) Apoiar e otimizar, por parte da Igreja, a criação de meios de comunicação social próprios, tanto nos setores televisivos e de rádio, como nos sites de Internet e nos meios impressos;
e) Estar presente nos meios de comunicação de massa: imprensa, rádio e TV, cinema digital, sites de Internet, fóruns e tantos outros sistemas para introduzir neles o mistério de Cristo;
f) Educar na formação crítica quanto ao uso dos meios de comunicação a partir da primeira idade;
g) Animar as iniciativas existentes ou a serem criadas neste campo, com espírito de comunhão;
h) Acompanhar leis que protejam as crianças, jovens e as pessoas mais vulneráveis para que a comunicação não transgrida os valores e, ao contrário, criem critérios válidos de discernimento;
i) Ajudar tanto as pastorais de comunicação como os meios de comunicação de inspiração católica a encontrar seu lugar na missão evangelizadora da Igreja.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

2 comentários:

Helia Varão disse...

Obrigada Jesus por estas ferramentas maravilhosas,computador,internet e uso da mídia (blog)para evangelização. Estou sendo evangelizada através desse blog.

Paroquia São Sebastião - Presidente Dutra -MA disse...

Obrigado a você!
Que esta assidua nos projetos do Senhor!
Paz e benção!

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...