quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

LITURGIA DO Dia: 30/12/2012

Dia: 30/12/2012
Primeira Leitura: Eclesiástico 3, 3-7.14-17

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
(branco, glória, creio, prefácio do Natal - ofício da festa)

Leitura do livro do Eclesiástico - 3Pois Deus quis honrar os pais pelos filhos, e cuidadosamente fortaleceu a autoridade da mãe sobre eles. 4Aquele que ama a Deus o roga pelos seus pecados, acautela-se para não cometê-los no porvir. Ele é ouvido em sua prece cotidiana. 5Quem honra sua mãe é semelhante àquele que acumula um tesouro. 6Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração. 7Quem honra seu pai gozará de vida longa; quem lhe obedece dará consolo à sua mãe. 14Meu filho, ajuda a velhice de teu pai, não o desgostes durante a sua vida. 15Se seu espírito desfalecer, sê indulgente, não o desprezes porque te sentes forte, pois tua caridade para com teu pai não será esquecida, 16e, por teres suportado os defeitos de tua mãe, ser-te-á dada uma recompensa; 17tua casa tornar-se-á próspera na justiça. Lembrar-se-ão de ti no dia da aflição, e teus pecados dissolver-se-ão como o gelo ao sol forte. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(127)

REFRÃO: Felizes os que temem o Senhor/ e trilham seus caminhos!

1.
 Feliz és tu, se temes o Senhor/ e trilhas seus caminhos!/ Do trabalho de tuas mãos hás de viver,/ serás feliz, tudo irá bem! -R.

2.
 A tua esposa é uma videira bem fecunda/ no coração da tua casa;/ os teus filhos são rebentos de oliveira/ ao redor de tua mesa. -R.

3. 
Será assim abençoado todo homem/ que teme o Senhor./ O Senhor te abençoe de Sião,/ cada dia de tua vida! -R.

Segunda Leitura: Colossenses 3, 12-21


Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses - Irmãos,12Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. 13Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. 14Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. 15Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. 16A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. 17Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 18Mulheres, sede submissas a vossos maridos, porque assim convém, no Senhor. 19Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com aspereza. 20Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. 21Pais, deixai de irritar vossos filhos, para que não se tornem desanimados. - Palavra do Senhor.

Evangelho: Lucas 2, 41-52


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 41Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. 49Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? 50Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. 51Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. 52E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. - Palavra da salvação.

LITURGIA DO Dia: 29/12/2012

Dia: 29/12/2012
Primeira Leitura: 1º João 2, 3-11

OITAVA DO NATAL*
(branco, glória, prefácio do Natal - ofício do dia)

Leitura da primeira carta de são João - Caríssimo, 3Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. 4Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. 5Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: 6aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu. 7Caríssimos, não vos escrevo nenhum mandamento novo, mas sim o mandamento antigo, que recebestes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que acabais de ouvir. 8Todavia, eu vos escrevo agora um mandamento novo - verdadeiramente novo, nele como em vós, porque as trevas passam e já resplandece a verdadeira luz. 9Aquele que diz estar na luz, e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas. 10Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar. 11Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(95)

REFRÃO: O céu se rejubile e exulte a terra!

1.
 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! -R.

2.
 Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! -R.

3. 
Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus: diante dele vão a glória e a majestade, e o seu templo, que beleza e esplendor! -R.


Evangelho: Lucas 2, 22-35


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 22Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, 23conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2); 24e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. 25Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. 26Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. 27Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei, 28tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos: 29Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. 30Porque os meus olhos viram a vossa salvação 31que preparastes diante de todos os povos, 32como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel. 33Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam. 34Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma. - Palavra da salvação.

LITURGIA DO Dia: 28/12/2012

Dia: 28/12/2012
Primeira Leitura: 1º João 1, 5-10; 2, 1-2

SANTOS INOCENTES, MÁRTIRES
(vermelho, glória, prefácio do Natal - ofício da festa)

Leitura da primeira carta de são João - Caríssimos,5A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma. 6Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade. 7Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade. 10Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós. 1Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(123)

REFRÃO: Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

1.
 Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós. -R.

2.
 Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas. -R.

3.
 O laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra. -R.


Evangelho: Mateus 2, 13-18


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 13Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar. 14José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1). 16Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos. 17Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem (Jer 31,15)! - Palavra da salvação.

LITURGIA DO Dia: 27/12/2012

Dia: 27/12/2012
Primeira Leitura: 1º João 1, 1-4

SÃO JOÃO
APÓSTOLO E EVANGELISTA
(branco, glória, prefácio do Natal - ofício da festa)

Início da primeira carta de são João - Caríssimos, 1O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida - 2porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -, 3o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo. 4Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(96)

REFRÃO: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

1.
Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito. -R.

2.
 As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. -R.

3.
 Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e ben­dizei seu Santo nome! -R.


Evangelho: João 20, 2-8


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 2Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! 3Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro. 4Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou. 6Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão. 7Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu. - Palavra da salvação.

LITURGIA DO Dia: 26/12/2012

Dia: 26/12/2012
Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 6, 8-10; 7, 54-59

SANTO ESTÊVÃO
DIÁCONO E PROTOMÁRTIR
(vermelho, glória, prefácio do Natal - ofício da desta)

Leitura dos Atos dos Apóstolos  - Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo. 9Mas alguns da chamada sinagoga dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Asia, levantaram-se para disputar com ele. 10Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava. 54Ao ouvir tais palavras, esbravejaram de raiva e rangiam os dentes contra ele. 55Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus: 56Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus. 57Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se atiraram furiosos contra ele. 58Lançaram-no fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um moço chamado Saulo. 59E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(30)

REFRÃO: Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

1.
 Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve. Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me. -R.

2. 
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel. Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições. -R

3.
 Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor! Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, e salvai-me pela vossa compaixão! -R.


Evangelho: Mateus 10, 17-22


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 17Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas. 18Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos. 19Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. 20Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós. 21O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão. 22Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. - Palavra da salvação.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Cantos para Solenidade de Natal do Senhor


Canto de Entrada:
Vinde Cristãos, vinde à porfia
Hinos cantemos de louvor
Hinos de Paz e de alegria,
Hinos de anjos do Senhor.
Glória, a Deus nas alturas
Glória, a Deus nas alturas
2.Vinde juntar-vos aos pastores
Vinde com eles a Belém
Vinde correndo pressurosos,
o Salvador que enfim nos vem
3. Foi nesta noite Venturosa
do nascimento do Senhor
Que anjos de voz harmoniosa
deram a Deus o seu louvor


Ato Penitencial:
Kyrie Eleison (x2)                                                   
 Christe Eleison (x2)                                            
 Kyrie Eleison (x2)

Glória: Glória a Deus nas alturas,
Glória a Deus nas alturas,
E paz na terra aos homens por ele amado.
1-Senhor Deus, rei dos céus,
Deus pai todo poderoso.
Nós vos louvamos,
Vos bendizemos,
Nós vos adoramos e glorificamos,
Nós vamos damos graças
Por vossa imensa glória.
2-Senhor, Jesus cristo, filho unigênito,
Senhor Deus, cordeiro de deus,
Filho de Deus pai.
Vós que tirais o pecado do mundo,
Tende piedade de nós,
Vós que tirais o pecado do mundo,
Acolhei a nossa súplica,
Vós que estais a direita do pai,
Tende piedade de nós

Só vós sois o santo,
Só vós o senhor,
Só vós o altíssimo, Jesus cristo,
Com o espírito santo,
Na glória de deus pai. amém.


Aclamação ao Evangelho:
Uma grande alegria,
Aleluia, aleluia!
O anjo de Deus anuncia,
 
 
Aleluia, aleluia!
Nasceu hoje o salvador,
Aleluia, aleluia!
Nosso irmão, nosso Senhor,
Aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia!(2x)
 

Ofertório:
CRISTÃOS VINDE TODOS COM ALEGRES CANTOS
OH! VINDE, OH! VINDE ATÉ BELÉM
VÊDE NASCIDO VOSSO REI ETERNO
OH! VINDE ADOREMOS, OH! VINDE ADOREMOS
OH! VINDE ADO REMOS, O SAL VA DOR
2-Humildes pastores deixam seus rebanhos/
E alegres acorrem ao Rei dos céus/
Nós igualmente, cheios de alegria.
3- O Deus invisível de eternal grandeza/
sob véu de humildade, podemos ver/
Deus pequenino, Deus envolto em faixas.
4- Nasceu em pobreza, repousando em palhas,
O nosso afeto lhe vamos dar
Tanto amou-nos! Quem há de amá-los.


Santo:
Sanctus, Sanctus, Sanctus.                                                                                                                  Dominus Deus Sabaoth.                                                                                                                         Pleni sunt cæli et terra.                                     
 Gloria, Gloria  Tua.                                                                                                                        Hosanna “in excelsis”.(2x)                                               
Abraço da Paz:

Comunhão:
A luz resplandeceu em plena escuridão,
Jamais irão as trevas vencer o seu clarão! (Bis)
1.
De tudo existe um começo, E no começo de tudo. Era o Verbo, sim o Verbo, Pelo qual existe tudo! Voltado pra Deus estava O Verbo que era Deus, E nada de quanto existe Sem Ele apareceu! É n'Ele que estava a vida, A vida que é luz dos homens,  A luz nas trevas resplende, E as trevas não compreendem.
2.Um homem por Deus mandado,Seu nome era João,
Veio a Iuz testemunhar Para o mundo acreditar...
João, ele não era a luz, Veio a luz testemunhar;
Luz verdadeira era Verbo, Que veio ao mundo brilhar.
A iluminar todo homem O Verbo estava no mundo,
Por quem o mundo existia, Mas não reconhecia.
3.Veio ao que lhe pertencia,Mas os seus não acolheram
Porém, quem recebia,Os que no seu nome creram.
Filhos de Deus se tomaram,Verbo deu tal poder,
E assim nasceram de Deus E não de humano querer!
O Verbo, então, fez-se carne,Veio entre nós acampar
E sua glória nós vimos, Glória que seu Pai lhe dá.

Comunhão:
Desde o princípio
Antes mesmo que a terra começasse a existir
O Verbo estava junto a Deus.
Veio ao mundo
E pra não abandonar-nos nesta viagem
Nos deixou todo a Si mesmo como Pão.
Verbum caro factum est.
Verbum panis factum est.
Verbum caro factum est.
Verbum panis factum est.
E aqui partes o teu pão em meio a nós.
Todo aquele que comer, não terá mais fome.
Aqui vive tua Igreja em torno a Ti.
Onde se encontrará, a Morada Eterna.
Verbum caro factum est.
Verbum panis factum est.
Verbum caro factum est.
Verbum panis.
Desde o princípio
Quando o universo foi criado da escuridão,
O Verbo estava junto a Deus.
Veio ao mundo
Rico em misericórdia, Deus mandou o Filho seu
Todo a Si mesmo como Pão.

Pós comunhão:
O amor nasceu em meio ao frio de uma noite
Sem um lugar para ficar...Desaconchego sim
Palhas para deitar e ao seu redor os animais que ali moravam
Mesmo sendo Rei, pobre se fez, só por amor
Simplesmente amar, é o que importa para quem quiser servir
Simplesmente amar, é a condição maior suprema do servir
Eis a verdadeira vocação: Simplesmente amar
O amor cresceu em meio a nós e ao homem se igualou
Não procurou seus interesses, não...
Do próximo quis lavar os pés como sinal de igualdade
Na cruz se entregou e perdoou só por amor
Como dizer "Senhor te amo" sem mesmo vê-lo.
E ser incapaz de amar o outro que está ao lado se poder ver ?!
O que não ama e não conhece a Deus,
Porque Deus é amor!

Final: Noite feliz, noite feliz
Ó senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa Jesus, nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus  
 
Noite feliz, noite feliz
Ó Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar  
 
Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores, seus anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus Salvador
De Jesus Salvador.

Boa Celebração de Natal para todos e   Feliz Natal !
 ueridos (a) irmãos e irmãs, a festa da “VIDA NOVA” se aproxima.

NatalÉ Natal do Senhor Jesus. Nascer com Ele é tornar-se nova criatura. Possamos neste Natal, buscar o “Novo que chegou” para renovar todas as coisas. Nosso desejo de pertença ao Reino leva-nos a deixar para trás tudo o que impede de vivermos a novidade do evangelho: o Pai nos ama e quer que vivamos como verdadeiros filhos comprometidos com um novo céu e uma nova terra. Votos de Feliz Natal para você, sua família, sua comunidade e toda a humanidade amada e salva por Ele.

Bênçãos e graças para o Novo Ano!


Liturgia para o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo


Jesus é a Palavra que revela Deus aos homens
Liturgia para o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
Leituras da 1ª Missa
1ª Leitura: Is 9, 1-6
2ª Leitura: Tt 2,11-14
Evangelho: Lc 2,1-14

LITURGIA DA NOITE Dia: 25/12/2012


Primeira Leitura: Isaías 52, 7-10

NATAL DE JESUS
(branco, glória, creio, prefácio do Natal - of´cio da solenidade)

Leitura do livro do profeta Isaías - 7Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas novas e anuncia a libertação, que diz a Sião: Teu Deus reina! 8Ouve! Tuas sentinelas elevam a voz, e todas juntas soltam alegres gritos, porque vêem com seus próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9Prorrompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor se compadece de seu povo, e resgata Jerusalém! 10O Senhor descobre seu braço santo aos olhares das nações, e todos os confins da terra verão o triunfo de nosso Deus. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(97)

REFRÃO:  Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo  alcançaram-lhe a vitória.  -R.
2. O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; Recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.  -R.
3. Os confins do universo contemplaram da salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!  -R.
4. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas,  ao Senhor, o nosso Rei! -R.

Segunda Leitura: Hebreus 1, 1-6


Leitura da carta aos Hebreus - 1Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. 2Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. 3Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, 4tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou. 5Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2,7)? Ou então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho (II Sm 7,14)? 6E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Sl 96,7). - Palavra do senhor.

Evangelho: João 1, 1-18


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. 2Ele estava no princípio junto de Deus. 3Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. 4Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. 5A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. 6Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. 7Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. 8Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9[O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. 10Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. 11Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, 13os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. 14E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. 15João dá testemunho dele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim. 16Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. 17Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou. - Palavra da salvação.
Dia: 25/12/2012
Primeira Leitura: Isaías 52, 7-10

NATAL DE JESUS
(branco, glória, creio, prefácio do Natal - of´cio da solenidade)

Leitura do livro do profeta Isaías - 7Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas novas e anuncia a libertação, que diz a Sião: Teu Deus reina! 8Ouve! Tuas sentinelas elevam a voz, e todas juntas soltam alegres gritos, porque vêem com seus próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9Prorrompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor se compadece de seu povo, e resgata Jerusalém! 10O Senhor descobre seu braço santo aos olhares das nações, e todos os confins da terra verão o triunfo de nosso Deus. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(97)

REFRÃO:  Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo  alcançaram-lhe a vitória.  -R.
2. O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; Recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.  -R.
3. Os confins do universo contemplaram da salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!  -R.
4. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas,  ao Senhor, o nosso Rei! -R.

Segunda Leitura: Hebreus 1, 1-6


Leitura da carta aos Hebreus - 1Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. 2Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. 3Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, 4tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou. 5Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2,7)? Ou então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho (II Sm 7,14)? 6E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Sl 96,7). - Palavra do senhor.

Evangelho: João 1, 1-18


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. 2Ele estava no princípio junto de Deus. 3Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. 4Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. 5A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. 6Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. 7Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. 8Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9[O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. 10Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. 11Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, 13os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. 14E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. 15João dá testemunho dele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim. 16Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. 17Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou. - Palavra da salvação.

LITURGIA DO Dia: 23/12/2012


Primeira Leitura: Miquéias 5, 1-4

IV DO ADVENTO
(roxo, creio, prefácio do Advento IIA - IV semana do saltério)

Leitura da profecia de Miqueias - Assim diz o Senhor: 1Mas tu, Belém de Éfrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel. Suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado. 2Por isso, (Deus) os deixará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz. Então o resto de seus irmãos voltará para junto dos filhos de Israel. 3Ele se levantará para (os) apascentar, com o poder do Senhor, com a majestade do nome do Senhor, seu Deus. Os seus viverão em segurança, porque ele será exaltado até os confins da terra. 4E assim será a paz. Quando o assírio invadir nossa terra e pisar nossos terrenos, resistir-lhe-emos com sete pastores e oito príncipes do povo. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(79)

REFRÃO:  Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos!

1. Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor! Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação! -R.

2.
 Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes! -R.

3.
 Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! -R.

Segunda Leitura: Hebreus 10, 5-10


Leitura da carta aos Hebreus - Irmãos, 5Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo. 6Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam. 7Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade (Sl 39,7ss). 8Disse primeiro: Tu não quiseste, tu não recebeste com agrado os sacrifícios nem as ofertas, nem os holocaustos, nem as vítimas pelo pecado (quer dizer, as imolações legais). 9Em seguida, ajuntou: Eis que venho para fazer a tua vontade. Assim, aboliu o antigo regime e estabeleceu uma nova economia. 10Foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo. - Palavra do Senhor.

Evangelho: Lucas 1, 39-45


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 39Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! - Palavra da salvação.

Tema do 4º Domingo do Advento
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projecto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos homens. Esse projecto, anunciado já no Antigo Testamento, torna-se uma realidade concreta, tangível e plena com a Incarnação de Jesus.
A primeira leitura apresenta a “promessa” de Deus a David. Deus anuncia, pela boca do profeta Natã, que nunca abandonará o seu Povo nem desistirá de o conduzir ao encontro da felicidade e da realização plenas. A “promessa” de Deus irá concretizar-se num “filho” de David, através do qual Deus oferecerá ao seu Povo a estabilidade, a segurança, a paz, a abundância, a fecundidade, a felicidade sem fim.
A segunda leitura chama a esse projecto de salvação, preparado por Deus desde sempre, o “mistério”; e, sobretudo, garante que esse projecto se manifestou, em Jesus, a todos os povos, a fim de que a humanidade inteira integre a família de Deus.
O Evangelho refere-se ao momento em que Jesus encarna na história dos homens, a fim de lhes trazer a salvação e a vida definitivas. Mostra como a concretização do projecto de Deus só é possível quando os homens e as mulheres que Ele chama aceitam dizer “sim” ao projecto de Deus, acolher Jesus e apresentá-l’O ao mundo.

LITURGIA DO Dia: 22/12/2012


Primeira Leitura: 1º Samuel 1, 24-28

III SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do Advento II - ofício do dia)

Leitura do primeiro livro de Samuel - Naqueles dias, 24Após tê-lo desmamado, tomou-o consigo, e levando também três touros, um efá de farinha e um odre de vinho, conduziu-o à casa do Senhor em Silo. O menino era ainda muito criança. 25Imolaram o touro e conduziram o menino a Heli. 26Ana disse-lhe: Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou aquela mulher que esteve aqui em tua presença orando ao Senhor. 27Eis aqui o menino por quem orei; o Senhor ouviu o meu pedido. 28Portanto, eu também o dou ao Senhor: ele será consagrado ao Senhor para todos os dias de sua vida. E prostraram-se naquele lugar diante do Senhor. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(1 Sm 2)

REFRÃO: Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

1.
Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação! -R.

2.
 O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou. -R.

3.
 É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. -R.

4. 
O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção. -R.


Evangelho: Lucas 1, 46-56


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 46E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. 50Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. 51Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. 54Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. 56Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa. - Palavra da salvação.

LITURGIA DO Dia: 21/12/2012



Primeira Leitura: Cântico dos Cânticos 2, 8-14

III SEMANA DO ADVENTO*
(roxo, pref. do Advento II - ofício do dia)

Leitura do livro do Cântico dos Cânticos - 8Oh, esta é a voz do meu amado! Ei-lo que aí vem, saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas. 9Meu amado é como a gazela e como um cervozinho. Ei-lo atrás de nossa parede. Olho pela janela, espreito pelas grades. 10Meu bem-amado disse-me: Levanta-te, minha amiga, vem, formosa minha. 11Eis que o inverno passou, cessaram e desapareceram as chuvas. 12Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções. Em nossas terras já se ouve a voz da rola. 13A figueira já começa a dar os seus figos, e a vinha em flor exala o seu perfume; levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem. 14Minha pomba, oculta nas fendas do rochedo, e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz. Tua voz é tão doce, e delicado teu rosto! - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(32)

REFRÃO: Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

1.
Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! Cantai para o Senhor um canto novo, com arte sustentai a louvação! -R.

2.
 Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança. -R.

3.
 No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança. -R.


Evangelho: Lucas 1, 39-45


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 39Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! - Palavra da salvação.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CANTOS PARA O ADVENTO

CANTOS PARA O 4º DOMINGO DO ADVENTO-23/DEZEMBRO/2012 (Cifras e Músicas)

1.Entrada: COMO O SOL NASCE DA AURORA
 
2.Salmo Responsorial 79 (80): ILUMINAI A VOSSA FACE SOBRE NÓS
 
3.Aclamação: ALELUIA, EIS A SERVA DO SENHOR
 
4.Oferendas: MUITO SUSPIRA POR TI
 
5.Comunhão: O SENHOR FEZ POR MIM MARAVILHAS
 
6. Final: O CÂNTICO DE MARIA
============================================================================
 
1. Entrada: COMO O SOL NASCE DA AURORA (EMANUEL, DEUS CONOSCO)
(L.etra: A. Trevisan - Música: Reginaldo Veloso)
 
E- D C E- A-
Como o sol nasce da aurora/ De Maria nascerá/ Aquele que a terra seca/
D G E7 A- E7 E-
Em jardim converterá/ Ó Belém abre teus braços ao Pastor que a ti virá/
E7 A- B B7 E-
Emanuel, Deus conosco/ Vem ao nosso mundo, vem.
E- A- E-
1- Ouve, ó Pastor do teu povo/ Vem do alto céu onde está/
E7 A- B B7 E-
Emanuel, Deus conosco/ Vem ao nosso mundo, vem.
E- A- E-
2- Vem, teu rebanho salvar/ Mostra o amor que lhe tens/
E7 A- B B7 E-
Emanuel, Deus conosco/ Vem ao nosso mundo, vem.
E- A- E-
3- Salva e protege esta vinha/ Foi tua mão que a plantou/
E7 A- B B7 E-
Emanuel, Deus conosco/ Vem ao nosso mundo, vem.

2.Salmo Responsorial 79 (80): ILUMINAI A VOSSA FACE SOBRE NÓS
 
ILUMINAI A VOSSA FACE SOBRE NÓS
CONVERTEI-NOS PARA QUE SEJAMOS SALVOS! 
 
Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos
+Vós que sobre os querubins se assentais,/
Aparecei cheio de glória e esplendor!/
Despertai vosso poder, ó nosso Deus,/
e vinde logo nos trazer a salvação!   
Voltai-vos para nós. Deus do universo
+olhai dos altos céus e observai./ 
Visitai a vossa vinha e protegei-a!/
Foi a vossa mão direita que a plantou;/ 
Protegei-a e ao rebento que firmastes!
Pousai a mão por sobre o vosso protegido,/
O filho do homem que escolhestes para vós!/
E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!/
Daí-nos vida, e louvaremos vosso nome!
 

3.Aclamação: ALELUIA, EIS A SERVA DO SENHOR
(Música: Reginaldo Veloso)
G- D- G- D- G-
Aleluia, aleluia/ Aleluia, aleluia!
C- Bb C- Bb C-
(4º DOM) – Eis a serva do Senhor/ Eis a serva do Senhor/
C- D- G- C- G- C- D- G- C-
Que em mim venha cumprir-se/ Que em mim venha cumprir-se/
G- D- G- C- G- D- G-
Tudo quanto me disseste/ Tudo quanto me disseste.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
 
4.Oferendas: MUITO SUSPIRA POR TI
(Letra e Música.: Pe.Geraldo Leite Bastos)
A C#- F#- C#- F#- C#- F#-
1- Solo – Muito suspira por Ti Teu povo fiel, Tua Israel!
Assembléia – Muito suspira por Ti Teu povo fiel, Tua Israel!
B- C#- F#-
Solo – Ó Santo Messias!
Assembléia – Ó Santo Messias!
A C#- F#- C#- F#- C#- F#-
2- Solo – Tua lembrança embalsama dos que te amam os tristes dias.
Assembléia – Tua lembrança embalsama dos que te amam os tristes dias.
A C#- F#- C#- F#- C#- F#-
3- Solo – A Nação que te adorava, tornara-na escrava, encheram-na de dor.
Assembléia – A Nação que te adorava, tornara-na escrava, encheram-na de dor.
A C#- F#- C#- F#- C#- F#-
4- Solo – Apressa-te em vir libertá-la, em vir salvá-la, Bendito Senhor! Bendito Senhor!
Assembléia – Apressa-te em vir libertá-la, em vir salvá-la, Bendito Senhor! Bendito Senhor!
 
5.Comunhão: O SENHOR FEZ POR MIM MARAVILHAS
Refrão:
…..C7………………F…E7
O senhor fez por mim maravilhas:
Am……….Em….F…………C
Santo é seu Nome, santo é seu Nome!
……………G7…C
1.A minh’alma glorifiCa,
…….G….C7…..C..C7
Dá louvores ao Senhor
……………………..F
E se alegra em Deus ,meu santo
……G……..G7…C
Salvador ,meu Salvador!
.G7..C
Oh, ia!
……………G7…C
2.Ele olhou minha pobreza
…..G….C7…..C..C7
Doravante vão dizer
…………………F
Vão dizer que sou feliz
………G….G7…C
Feliz a serva do senhor
.G7..C
Oh, ia! 3.Porque fez -me grandes coisas,
O Deus Todo -poderoso.
Santo é o seu grande nome,
Santo é o seu grande nome,
Oh,ia!
4.De geração em geração
Vai sua misericórdia
Sobre aqueles que o respeitam
Sobre aqueles que o respeitam
Oh, ia!
5.O seu braço poderoso,
Dispersou os orgulhos
Com seus planos bem perversos,
Com seus planos perversos,
Oh, ia!
6.Derrubou os poderosos,
Dos seus tronos os tirou,
Exaltou os pobres do Senhor,
Os pobres exaltou.
Oh,ia!
7. Os famintos saciou
E da fome os livrou,
Ele da fome os livrou,
Ele despediu os ricos,
Despediu de mão vazias.
Oh ia!
8. O seu servo de Israel
Ele veio socorrer
E de sua misericórdia
Se lembrou, se lembrou
Oh, ia!
9.Como tinha prometido
A Abraão, a nossos pais
E a seus filhos,para sempre,
A seus filhos para sempre!
A seus filhos para sempre!
Oh,ia!
10.Ao bondoso Pai cantemos,
A Jesus nos confiemos,
No Espírito cantemos,
Uns aos outros consolemos!
Oh, ia!
6. Final: O CÂNTICO DE MARIA
(Adoração e Vida)
Tom: F
Intr:F F9 F4 F F9 F4 Dm C Bb9
F Dm7 F/C
A minha alma engrandece e glorifica ao Senhor
Bb Gm7 C/E
Meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador
Bb C9/E C Bb9 Gm C/E
Meu Salvador, Meu Salvador, Meu Salvador, Meu Salvador.
F Dm F/C
Ele olhou minha pequenez, fez-me bendita entre as nações
Bb Gm7 C/E
Realizou em mim maravilhas, o Poderoso
Bb9 C9/E C Bb9 Gm7 C/E
Poderoso, Poderoso, Podero__so, Poderoso.
F Dm F/C
A sua misericórdia é de geração em geração
Bb Gm7 C
Sobre os que temem Aquele, cujo nome é Santo
Bb9 C9/E C Bb9 Gm7 C
É Santo, É Santo, É Santo, É Santo.
Bb9
// Agiu com poder, com o seu braço forte
C/E C
Orgulhosos dispersou, poderosos destronou
Bb9 Gm7
Exaltou os humildes, saciou os famintos
Bb/C
Despediu os ricos sem nada
Bb9
Lembrou-se do amor a Israel, o seu servo
C9/E C
Conforme prometeu outrora a nossos pais
Bb9 Gm7
Em favor de Abraão e sua posteridade
Bb/C
Para todo o sempre // (2x)
Bb7M(9) C9/E C Bb7M(9) Gm7 C
Para sempre, Para sempre, Para sempre, Para sempre,
Bb9 C9/E C Bb9 Gm7 C
Meu Salvador, Poderoso, cujo nome é San___to para sempre! (3x)
Gm7 C Gm7 C Gm7 C
Para sempre, Para sempre, sempre…

CANTOS PARA O 3º DOMINGO DO ADVENTO-16/DEZEMBRO/2012 (Cifras e Músicas)

 
2.Salmo Responsorial Is 12: EXULTAI, CANTANDO ALEGRES
 
3.Aclamação: ALELUIA, O ESPIRITO CONSAGROU-ME
 
4.Oferendas: A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS
 
5.Comunhão: ELE VIRÁ COM UMA PÁ NA SUA MÃO
 
6. Final: O SENHOR ESTÁ PRÁ CHEGAR
====================================================================
 
1.Entrada: ALEGRAI-VOS ELE ESTÁ BEM PERTO
(Letra: Salmo 85(84) – Musica: J. Gelineau)
D A- D G C A- D
Alegrai-vos: Ele está bem perto/ Sim, alegrai-vos mais no Senhor!
D C D A- D G
1- Foste amigo, Senhor, da tua terra/ Libertaste os cativos de Jacó/
C A- E- D C D
Perdoaste o pecado de teu povo/ Encobriste toda a sua falta/
G A- E- A- C D
Não guardaste rancor contra nós/ Acalmaste o furor da tua ira.
D C D A- D G
2- Restaura-nos, ó Deus e Salvador/ esquece a tua mágoa contra nós/
C A- E- D C D
Ficara irritado para sempre/ Guardadas tua cólera sem fim?
D C D A- D G
3- Não darás tua vida novamente/ Ao teu povo que em ti se alegrará/
C A- E- D C D
Mostrai-nos, Senhor, tua bondade/ Concedei-nos a tua salvação!
D C D A- D G
4- Quero ouvir o que diz o Senhor/ É de paz que ele vai nos falar/
C A- E- D C D
A paz para o seu povo e seus amigos/ Aos que trazem ao Senhor seu coração/
G A- E- A- C D
Está perto a salvação aos que o respeitam/ E a glória habitará na nossa terra.
D C D A- D G
5- Fidelidade e amor se encontrarão/ Vão beijar-se a justiça e a paz/
C A- E- D C D
Da terra brotará fidelidade/ E do céu olhará a justiça.
D C D A- D G
6- O Senhor nos dará o que e bom/ Nossa terra dará o seu fruto/
C A- E- D C D
A justiça virá na sua frente/ A salvação seguirá os seus passos.
D C D A- D G
7- Demos glória ao Pai onipotente/ Ao seu Filho, Jesus, nosso Senhor/
C A- E- D C D
E ao Espírito que habita em nosso peito/ Pelos séculos dos séculos. Amém
2.Salmo Responsorial Isaias 12: EXULTAI CANTANDO ALEGRES
Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,/
 
Porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel.
Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;/
O Senhor é minha força meu louvor e salvação./
Com alegria bebereis no manancial da salvação./
e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,
Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,/
Entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,/
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!/
Exultai cantando alegres habitantes de Sião,/
Porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!”
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
 
3.Aclamação: ALELUIA, O ESPIRITO CONSAGROU-ME
(Música: Reginaldo Veloso)
G- F G- D- G-
Aleluia, aleluia/ ALELUIA, ALELUIA.
C- Bb C- Bb C-
(3º Dom) O Espírito consagrou-me/ O Espírito consagrou-me/
G- D- G- C- G- D- G-
E mandou-me anunciar/ E mandou-me anunciar/
C- G- D- G- C- G- D- G-
Boa nova para os pobres/ Boa nova para os pobres.
4.Oferendas: A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS
(Letra.: Maria de Fátima de Oliveira - Musica.: Fr. Joel Postma ofm)
C E- F G A- D- A- D- G C
A nossa oferta apresentamos no altar/ E Te pedimos vem Senhor, nos libertar.
D- G C F C G
1- A chuva molhou a terra/ O homem plantou um grão/
D#º E- F C D- G C
A planta deu flor e frutos/ Do trigo se fez o pão.
D- G C F C G
2- O homem plantou videiras/ Cercou-as com seu carinho/
D#º E- F C D- G C
Da vinha brotou a uva/ Da uva se fez o vinho.
D- G C F C G
3- Os frutos da nossa terra/ E as lutas dos filhos teus/
D#º E- F C D- G C
Serão, pela tua graça/ Pão vivo que vem dos céus.
D- G C F C G
4- Recebe, Pai, nossas vidas/ Unidas ao pão e vinho/
D#º E- F C D- G C
E vem conduzir teu povo/ Guiando-o no teu caminho.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
 
5.Comunhão: ELE VIRÁ COM UMA PÁ NA SUA MÃO
(Música: Reginaldo Veloso)
(3º Dom)
C- F- C- F- C- F- C- Ab G C-
Ele virá com uma pá na sua mão/ Ele virá para limpar o seu terreiro/
F- C- F- C- Bb Eb G- C- Ab Bb
Tudo o que é palha num fogo eterno irá queimar/ O trigo bom vai recolher no seu celeiro.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
1- Louva Jerusalém/ Louva o Senhor teu Deus/ Tuas portas reforçou/ E os teus abençoou/
C- F C- F- G- C- Bb C-
Te cumulou de paz/ E o pão do céu nos traz.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
2- Sua Palavra envia/ Corre veloz sua voz/ Da névoa desce o véu/ Unindo a terra e o céu/
C- F C- F- G- C- Bb C-
As nuvens se desmancham/ O vento sopra e avança.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
3- Ao povo revelou/ Palavras de amor/ A sua Lei nos deu/ E o mandamento seu/
C- F C- F- G- C- Bb C-
Com ninguém fez assim/ Amou até o fim.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
4- A Virgem, Mãe será/ Um Filho à luz dará/ Seu nome, Emanuel/ Conosco Deus do céu/
C- F C- F- G- C- Bb C-
O mal desprezará/ O bem acolherá.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
5- Ao Pai do céu louvemos/ E ao que vem, cantemos/ E o Divino, então/ A nossa louvação/
C- F C- F- G- C- Bb C-
Os três, que são um Deus/ Exalte o povo seu!
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
6. Final: O SENHOR ESTÁ PRÁ CHEGAR
D A D
O Senhor está pra chegar,
A D
já se cumpre a profecia;
D A D A D D7
o seu Reino então será liberdade e alegria.
G A D Bm Em A D
E as nações, enfim, recebem, salvação a cada dia.
A D
DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS,
A D D7
E DAS NUVENS, QUE CHOVA A JUSTIÇA,
G A D Bm
QUE A TERRA SE ABRA AO AMOR
Em A D
E GERMINE O DEUS SALVADOR! (BIS)
Vem de novo restaurar-nos. De que lado estará?
Indignado contra nós? E a vida, não darás?
Salvação e alegria, outra vez não trarás?
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)

CANTOS PARA O 2º DOMINGO DO ADVENTO-09/DEZEMBRO/2012 (Cifras e Músicas)


1.Entrada: QUANDO VIRÁ SENHOR O DIA
 
2.Salmo Responsorial 125 (126): MARAVILHAS FEZ CONOSCO SENHOR
 
3.Aclamação: ALELUIA, VOZ QUE CLAMA NO DESERTO
 
4.Oferendas: A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS
 
5.Comunhão: OUÇO UMA VOZ LÁ NO DESERTO A GRITAR
 
6. Final: PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR
============================================================================
 
1.Entrada: QUANDO VIRÁ SENHOR O DIA
(Letra e Música: Tradicional)
C- Ab Bb Eb C- F- G- C-
1- Quando virá, Senhor, o dia/ Em que apareça o Salvador/
Ab Bb Eb C- F- D G
E se efetue a profecia/ Nasceu no mundo o Redentor?
C- G- Ab F- Bb F- Ab C- G-7 C-
Orvalhai lá do alto, ó céus/ E as nuvens chovam o Justo!
C- Ab Bb Eb C- F- G- C-
2- Aquele dia prometido/ a antiga fé de nossos pais/
Ab Bb Eb C- F- D G
Dia, em que o mal será banido/ Mudando em risos nossos ais!
C- Ab Bb Eb C- F- G- C-
3- Quando felizes o veremos/ No firmamento despontar.
Ab Bb Eb C- F- D G
E a espargir clarões supremos/ Da terra as trevas dispersar?
C- Ab Bb Eb C- F- G- C-
4- Filha de Reis, ó Virgem pura/ Sai da modesta posição/
Ab Bb Eb C- F- D G
Em ti, embora criatura/ De Deus se fez a encarnação!
2.Salmo Responsorial 125 (126): MARAVILHAS FEZ CONOSCO SENHOR
 
Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!(bis)
1.Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,/
parecíamos sonhar;/
encheu-se de sorriso nossa boca,/
nossos lábios,de canções.
2.Entre os gentios se dizia:”Maravilhas/
fez com eles o Senhor!” /
Sim,maravilhas fez conosco o Senhor,/
exultemos de alegria!
3.Mudai a nossa sorte,ó Senhor,/
como torrentes no deserto./
Os que lançam as sementes entre lágrimas,/
ceifarão com alegria.
4.Chorando de tristeza sairão,/
espalhando suas sementes;/
cantando de alegria,voltarão,/
carregando os seus feixes!
3.Aclamação: ALELUIA, VOZ QUE CLAMA NO DESERTO
(Música: Reginaldo Veloso)
G- F G- D- G-
Aleluia, aleluia/ ALELUIA, ALELUIA.
C- Bb C- Bb C-
(2º Dom) – Voz que clama no deserto/ Voz que clama no deserto/
G- D- G- C- G- D- G-
Preparai-lhe um caminho/ Preparai-lhe um caminho/
C- G- D- G- C- G- D- G-
Uma estrada ao Senhor/ Uma estrada ao Senhor.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
4.Oferendas: A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS
(Letra.: Maria de Fátima de Oliveira - Musica.: Fr. Joel Postma ofm)
C E- F G A- D- A- D- G C
A nossa oferta apresentamos no altar/ E Te pedimos vem Senhor, nos libertar.
D- G C F C G
1- A chuva molhou a terra/ O homem plantou um grão/
D#º E- F C D- G C
A planta deu flor e frutos/ Do trigo se fez o pão.
D- G C F C G
2- O homem plantou videiras/ Cercou-as com seu carinho/
D#º E- F C D- G C
Da vinha brotou a uva/ Da uva se fez o vinho.
D- G C F C G
3- Os frutos da nossa terra/ E as lutas dos filhos teus/
D#º E- F C D- G C
Serão, pela tua graça/ Pão vivo que vem dos céus.
D- G C F C G
4- Recebe, Pai, nossas vidas/ Unidas ao pão e vinho/
D#º E- F C D- G C
E vem conduzir teu povo/ Guiando-o no teu caminho.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
5.Comunhão: JERUSALÉM, POVO DE DEUS
(Música: Reginaldo Veloso)
C- F- C- F- C- F- C- Ab G C-
(2º Dom) – Ouço uma voz, lá no deserto a gritar/ Uma estrada preparai para o Senhor/
F- C- F- C- Bb Eb G- C- Ab Bb
Endireitai os seus caminhos, pois ele vem/ E logo mais avistareis o Salvador!
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
1- Louva Jerusalém/ Louva o Senhor teu Deus/ Tuas portas reforçou/ E os teus abençoou/
C- F C- F- G- C- Bb C-
Te cumulou de paz/ E o pão do céu nos traz.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
2- Sua Palavra envia/ Corre veloz sua voz/ Da névoa desce o véu/ Unindo a terra e o céu/
C- F C- F- G- C- Bb C-
As nuvens se desmancham/ O vento sopra e avança.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
3- Ao povo revelou/ Palavras de amor/ A sua Lei nos deu/ E o mandamento seu/
C- F C- F- G- C- Bb C-
Com ninguém fez assim/ Amou até o fim.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
4- A Virgem, Mãe será/ Um Filho à luz dará/ Seu nome, Emanuel/ Conosco Deus do céu/
C- F C- F- G- C- Bb C-
O mal desprezará/ O bem acolherá.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
5- Ao Pai do céu louvemos/ E ao que vem, cantemos/ E o Divino, então/ A nossa louvação/
C- F C- F- G- C- Bb C-
Os três, que são um Deus/ Exalte o povo seu!
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
6. Final: PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR
(Pe. Jonas Abib)
. D A C D
Ouço uma voz vindo da montanha,
D A D A
ouço cada dia melhor.
D A C D
Ouço uma voz vindo da montanha,
F G A
e eis uma voz a clamar.
Dm Am
Preparai o caminho
Dm Am
Preparai o caminho
F G A
Preparai o caminho do Senhor. (2x)
D A C D
Vejo um Rei sobre a montanha,
D A D A
vejo cada dia melhor.
D A C D
Vejo um Rei sobre a montanha,
F G A
e eis uma voz a clamar.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)

CANTOS PARA O 1º DOMINGO DO ADVENTO-02/DEZEMBRO/2012 (Cifras e Músicas)


1.Entrada: O SENHOR VIRÁ LIBERTAR O SEU POVO
 
2.Salmo Responsorial 24 (25): SENHOR MEU DEUS, A VÓS ELEVO A MINHA ALMA
 
3.Aclamação: ALELUIA, VEM MOSTRAI-ME Ó SENHOR
 
4.Oferendas: A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS
 
5.Comunhão: JERUSALÉM, POVO DE DEUS
 
6. Final: SENHOR VEM SALVAR TEU POVO
=======================================================================
 
1.Entrada: O SENHOR VIRÁ LIBERTAR O SEU POVO
(Letra: Maria de Fátima de Oliveira – Musica: Frei Joel Postma, ofm)
D- G- C F A9 D- G- A- D-
O Senhor virá libertar o seu povo/ E do mundo velho nascerá o novo.
A- D- A- E- E-7 A-
1- Se, quem tem sede, procura a fonte/ Nós procuramos o teu altar/
D- F E- A- D- A- D-
Vem, ó Deus vivo, salvar teu povo/ Vem, sem demora, nos libertar!
A- D- A- E- E-7 A-
2- Teu povo, outrora, sofreu no Egito/ Todas as dores da servidão/
D- F E- A- D- A- D-
Teu novo povo, também sofrido/ De ti espera libertação.
A- D- A- E- E-7 A-
3- Marchaste, outrora, com teus amigos/ E os conduziste com segurança/
D- F E- A- D- A- D-
Vem, novamente, marchar conosco/ Senhor da História, nossa esperança.
A- D- A- E- E-7 A-
4- Vem, sem demora, guiar teu povo/ Pelos caminhos de cada dia/
D- F E- A- D- A- D-
Se estás conosco, a noite é clara/ E até do pranto nasce a alegria.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
2.Salmo Responsorial 24 (25): SENHOR MEU DEUS, A VÓS ELEVO A MINHA ALMA
SENHOR MEU DEUS, A VÓS ELEVO A MINHA ALMA! 1-Mostrai-me ó Senhor, vossos caminhos
E fazei-me conhecer a vossa estrada
Vossa verdade me oriente e me conduza
Porque sois o Deus da minha salvação 2-O Senhor é piedade e retidão
E reconduz ao bom caminho os pecadores
Ele dirige os humildes na justiça
E aos pobres ele ensina o seu caminho 3-Verdade e amor são os caminhos do Senhor
Para quem guarda sua aliança e seus preceitos
O Senhor se torna intimo aos que o temem
E lhes dá a conhecer sua aliança
3.Aclamação: ALELUIA, VEM MOSTRAR-NOS Ó SENHOR
(Música: Reginaldo Veloso)
G- F G- D- G-
Aleluia, aleluia/ ALELUIA, ALELUIA.
C- Bb C- Bb C-
(1º Dom) – Vem mostrar-nos ó Senhor/ Vem mostrar-nos ó Senhor/
G- D- G- C- G- D- G-
Tua grande compaixão/ Tua grande compaixão/
C- G- D- G- C- G- D- G-
Dá-nos tua salvação/ Dá-nos tua salvação.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
4.Oferendas: A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS
(Letra.: Maria de Fátima de Oliveira - Musica.: Fr. Joel Postma ofm)
C E- F G A- D- A- D- G C
A nossa oferta apresentamos no altar/ E Te pedimos vem Senhor, nos libertar.
D- G C F C G
1- A chuva molhou a terra/ O homem plantou um grão/
D#º E- F C D- G C
A planta deu flor e frutos/ Do trigo se fez o pão.
D- G C F C G
2- O homem plantou videiras/ Cercou-as com seu carinho/
D#º E- F C D- G C
Da vinha brotou a uva/ Da uva se fez o vinho.
D- G C F C G
3- Os frutos da nossa terra/ E as lutas dos filhos teus/
D#º E- F C D- G C
Serão, pela tua graça/ Pão vivo que vem dos céus.
D- G C F C G
4- Recebe, Pai, nossas vidas/ Unidas ao pão e vinho/
D#º E- F C D- G C
E vem conduzir teu povo/ Guiando-o no teu caminho.
5.Comunhão: JERUSALÉM, POVO DE DEUS
(Música: Reginaldo Veloso)
(1º Dom)
C- F- C- F- C- F- C- Ab G C-
Jerusalém, povo de Deus Igreja santa/ Levanta e vai sobre as montanhas ergue o olhar/
F- C- F- C- Bb Eb G- C- Ab Bb
Lá no oriente desponta o sol da alegria/ Que vem de Deus, aos filhos teus eis o teu dia.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
1- Louva Jerusalém/ Louva o Senhor teu Deus/ Tuas portas reforçou/ E os teus abençoou/
C- F C- F- G- C- Bb C-
Te cumulou de paz/ E o pão do céu nos traz.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
2- Sua Palavra envia/ Corre veloz sua voz/ Da névoa desce o véu/ Unindo a terra e o céu/
C- F C- F- G- C- Bb C-
As nuvens se desmancham/ O vento sopra e avança.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
3- Ao povo revelou/ Palavras de amor/ A sua Lei nos deu/ E o mandamento seu/
C- F C- F- G- C- Bb C-
Com ninguém fez assim/ Amou até o fim.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
4- A Virgem, Mãe será/ Um Filho à luz dará/ Seu nome, Emanuel/ Conosco Deus do céu/
C- F C- F- G- C- Bb C-
O mal desprezará/ O bem acolherá.
C- G- C- G- C- G- C- Eb F G-
5- Ao Pai do céu louvemos/ E ao que vem, cantemos/ E o Divino, então/ A nossa louvação/
C- F C- F- G- C- Bb C-
Os três, que são um Deus/ Exalte o povo seu!
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)
6. Final: SENHOR VEM SALVAR TEU POVO
(Pe.José Weber -svd )
E- A- G A- E-
1- Senhor, vem salvar te povo/ Das trevas da escravidão/
C D B- E-
Só tu és nossa esperança/ És nossa libertação!
A- D G
Vem, Senhor/ Vem nos salvar/
E- A- B7 E-
Com teu povo/ Vem caminhar! (Bis)
E- A- G A- E-
2- Contigo o deserto e fértil/ A terra se abre em flor/
C D B- E-
Da rocha brota água viva/ Da treva nasce o esplendor.
E- A- G A- E-
3- Tu marchas à nossa frente/ És força, caminho e luz/
C D B- E-
Vem logo salvar teu povo/ Não tardes, Senhor Jesus!
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay)

CANTOS PARA ACENDER AS VELAS DA COROA DO ADVENTO (Cifras e Músicas)


COROA DO ADVENTO (1)
A E7 A E7 A E7
Uma vela acendemos neste momento, é a primeira vela da coroa do Advento.
A Bm E7 A E7 D E A B-…E7…A
Uma vela acendemos neste momento, é a primeira vela da coroa do Advento.
A E A E A
Uma voz que clamava no deserto falou, preparai os caminhos do Senhor
A E7 A E7 A
Vem, vem Jesus, vem, vem Jesus, que nos ilumine com a tua luz.
A E7 A E7 A
Vem, vem Jesus, vem, vem Jesus, que nos ilumine com a tua luz.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO
================================================================
COROA DO ADVENTO (2)
1° Domingo
A7 D A7 D Uma vela, na coroa, acendemos,
G E7 A7Toda sombra se esvai com sua luz;
Em B7 EmVigilantes, o Senhor esperemos:
A7 D D7Chegou o tempo do Advento de Jesus !
Refrão:
G A7 Bm
Meus irmãos, penitência e oração !
Em A7 D D7
Arrumemos nossa casa co’alegria !
G A7 BmLogo a ela, o Senhor vai chegar,
Em A7 DPelo ventre imaculado de Maria !
2 o Domingo:
Outra vela, na coroa, acendemos,
Penitentes nos caminhos do Senhor.
Consolando os aflitos, busquemos.
Novos céus e nova terra, com ardor!
3 o Domingo:
A terceira vela hoje acendemos
E cantamos: “Alegrai-vos no Senhor!”
No deserto, uma voz escutemos:
Praticai a justiça e o amor!
4 o domingo:
Acendemos hoje a última vela,
Pois tão logo o Emanuel vai chegar.
Com Maria, todos juntos, na espera,
“Deus-Conosco”, pro seu Reino implantar!
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO
=====================================================================
COROA DO ADVENTO (3)
Que coroa é essa?
Prá que Rei será? (bis)
É a coroa do Messias,
É pro filho de Maria!
1ª.Semana: Vigiai, vigiai, vigiai
Com lâmpada acesa nas mãos:
Ele vem, ele vem, ele vem,
Não cochilem, nem durmam irmãos.
2ª. Semana: Preparai, preparai, preparai,
a estrada pro Rei que virá.
Ele vem, Ele vem, Ele vem
E o caminho irá clarear.
3ª. Semana: Alegrai, alegrai, alegrai.
O espírito vosso alegrai:
Ele vem, Ele vem, Ele vem
E na luz do senhor caminhai.
4ª. Semana: Aclamai, aclamai, aclamai
A Virgem Mãe há de ser:
Ele vem, Ele vem, Ele vem;
De Maria a luz vai nascer.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO
====================================================================
UMA VELA SE ACENDE (COROA DO ADVENTO-4)
C Dm G
Uma vela se acende, o caminho a iluminar. / preparemos nossa casa:
C C7
É Jesus quem vai chegar!
F C
O Advento a Tua vinda, nós queremos preparar
G7 C
vem, Senhor, que é teu natal, vem nascer em nosso lar!
2. A segunda vela acesa / vem à vida clarear, / rejeitemos, pois, as trevas:
3. Na terceira vela vemos / a esperança terminar. / Nossa fé se reanima:
4. Eis a luz da quarta vela: um clarão se faz brilhar. Bate forte o coração:
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO
========================================================================
COROA DO ADVENTO (5)
Cristo é a grande luz,
que vem trazer para nós a esperança.
Sinal de amor e de vida abundante,
para toda a humanidade.
A vela acesa é luz que traz esperança,
Sol que ilumina, revelando a criação.
Deus que liberta, Deus que salva humanidade,
Presença viva de Jesus que é bondade.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO

CANTOS PARA O 4o.DOMINGO DO ADVENTO-18/12/2011 (Letras e Músicas)


1) Entrada: A ESCOLHIDA
 
2) Acendimento da Vela: COROA DO ADVENTO (4ª.semana)
 
3) Ato Penitencial: PERDÃO SENHOR
 
4) Salmo Responsorial 88(89): Ó SENHOR EU CANTAREI
 
5) Aclamação: ALELUIA…EIS A SERVA DO SENHOR
 
6) Oferendas: SOBE A JERUSALÉM
 
7) Comunhão: CANTAR A BELEZA DA VIDA
 
8) Ação de Graças: MARIA E O ANJO
 
9) Canto Final: MARIA DE NAZARÉ
===============================================
 
1) Entrada: A ESCOLHIDA (UMA ENTRE TODAS FOI A ESCOLHIDA)
Uma entre todas foi a escolhida foste tú Maria a serva
preferida Mãe do meu Senhor mãe do meu salvador
(refrão 2x)
Maria cheia de graça e consolo venha caminhar com teu povo
Nossa mãe sempre serás Maria, Maria
Roga pelos pecadores desta Terra roga pelo povo que em seu
Deus espera Mãe do meu Senhor mãe do meu salvador
(refrão 2x)
2) Acendimento da Vela: COROA DO ADVENTO (4ª.semana)
Que coroa é essa?
Prá que Rei será? (bis)
É a coroa do Messias,
É pro filho de Maria!
1ª.Semana: Vigiai, vigiai, vigiai
Com lâmpada acesa nas mãos:
Ele vem, ele vem, ele vem,
Não cochilem, nem durmam irmãos.
2ª. Semana: Preparai, preparai, preparai,
a estrada pro Rei que virá.
Ele vem, Ele vem, Ele vem
E o caminho irá clarear.
3ª. Semana: Alegrai, alegrai, alegrai.
O espírito vosso alegrai:
Ele vem, Ele vem, Ele vem
E na luz do senhor caminhai.
4ª. Semana: Aclamai, aclamai, aclamai
A Virgem Mãe há de ser:
Ele vem, Ele vem, Ele vem;
De Maria a luz vai nascer.
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay):
3) Ato Penitencial: PERDÃO SENHOR
Perdão Senhor, tantos erros cometi.
Perdão Senhor tantas vezes me omiti.
Perdão Senhor pelos males que causei, pelas coisas que falei,
pelo irmão que eu julguei.
Perdão Senhor pelos males que causei, pelas coisas que falei,
pelo irmão que eu julguei.
Piedade Senhor, tem piedade, senhor,
Meu pecado vem lavar com seu amor.
Piedade Senhor, tem piedade, senhor,
Meu pecado vem lavar com seu amor.
 
4) Salmo Responsorial 88(89): Ó SENHOR EU CANTAREI ETERNAMENTE
Ó Senhor, eu cantarei
Eternamente, o vosso amor!
Eternamente, o vosso amor!
1.Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor
De geração em geração eu cantarei vossa verdade
Porque dissestes: O amor é garantido para sempre
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
2.Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito
E eu fiz um juramento a Davi, meu servidor
Para sempre, no seu trono, firmarei tua linhagem
De geração em geração garantirei o teu reinado.
3.Ele, então, me invocará: Ó Senhor, vós sois meu Pai
Sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação
Guardarei eternamente para ele a minha graça
E com ele firmarei minha aliança indissolúvel.

5) Aclamação: ALELUIA…EIS A SERVA DO SENHOR
A-A LE-E LU-U-U IA…/ A-A LE-E LU-U-U IA (bis)
1º. Domingo
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade
e a vossa salvação nos concedei!
2º. Domingo
Preparai o caminho do Senhor; endireitai
Suas veredas/ Toda a carne há de ver a
Salvação do nosso Deus.
3º. Domingo
O Espirito do Senhor sobre mim fez a sua
Unção/enviou-me aos empobrecidos a fazer
Feliz proclamação.
4º. Domingo
eis a serva do Senhor,/cumpra-se em mim
A tua palavra.
6) Oferendas: SOBE A JERUSALÉM
Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual.
Vai apresenta ao Pai teu Menino Luz que chegou no Natal.
E junto a sua cruz, quando Deus morrer fica de pé.
Sim, Ele te salvou, mas O ofereceste por nós com toda fé.
Nós vamos renovar este Sacrifício de Jesus:
Morte e Ressurreição: vida que brotou de sua oferta na Cruz.
Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação:
Culto agradável a Deus é fazer oferta do próprio coração.
 
7) Comunhão: CANTAR A BELEZA DA VIDA
Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual:
Missão do Teu povo escolhido! Senhor, vem livrar-nos do mal!
Vem dar-nos Teu Filho, Senhor, sustento no pão e no vinho,
e a força do Espírito Santo. Unindo Teu povo a caminho!
Falar do Teu filho às nações, vivendo como Ele viveu:
Missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem cuidar do que é Teu!
Viver o perdão sem medida, servir sem jamais condenar:
Missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem conosco ficar!
Erguer os que estão humilhados, doar-se aos pequenos, aos pobres:
Missão do Teu povo escolhido, Senhor, nossas forças redobre!
Buscar a verdade, a justiça, nas trevas brilhar como a luz:
Missão do Teu povo escolhido, Senhor nossos passos conduz!
Andar os caminhos do mundo, plantando Teu Reino de paz:
Missão do Teu povo escolhido, Senhor, nossos passos refaz!
Fazer deste mundo um só povo, fraterno, a serviço da vida:
Missão do Teu povo escolhido, Senhor, vem nutrir nossa lida!
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO (para repetir clique em replay):
 
8) Ação de Graças: MARIA E O ANJO
Quem serás tú criatura bela,
Bm
Que encheu meu quarto com tua luz?
O teu olhar me trouxe a paz.
Tua presença me refaz.
Eu sou o anjo Gabriel,
Venho em nome do Senhor
Darás a luz ao salvador,
Serás a mãe do Emanuel!
(parte 2)
Por que teus lábios tremem tanto assim?
Por que não tira os teus olhos de mim?
Há tanta graça em estar diante de ti.
E o céu inteiro espera por teu sim.
Não temas doce anjo do Senhor,
Escuta o que agora vou falar,
Sorri e vai ao céu anunciar,
Sim, eu serei a Mãe do salvador.
Ave Maria, quanta alegria,
O céu se encheu de luz,pois vai nascer Jesus!
Santa Maria, deus escolheu-te bem,
E todos os anjos cantam amém!
(repete parte 2)
9) Canto Final: MARIA DE NAZARÉ
Maria de Nazaré, Maria me ca.ti.vou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me a.do.tou
Às vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber me vejo a rezar
E o meu coração se põe a cantar
Pra virgem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e mãe do céu
Ave Maria, Ave Maria,
Ave Maria, Mãe de Jesus
Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém. Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que Terra criou
Um traço de Deus, Maria deixou
Um sonho de Mãe, Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu
(Refrão 2 VEZES)

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...