terça-feira, 22 de janeiro de 2013

LITURGIA DO Dia: 24/01/2013

Dia: 24/01/2013
Primeira Leitura: Hebreus 7, 25-28; 8, 1-6

SÃO FRANCISCO DE SALES
BISPO E DOUTOR
(branco, prefácio comum ou dos pastores - ofício da memória)

Leitura da carta aos Hebreus - Irmãos, 25É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor. 26Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos céus, 27que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro pelos pecados próprios, depois pelos do povo; pois isto o fez de uma só vez para sempre, oferecendo-se a si mesmo. 28Enquanto a lei elevava ao sacerdócio homens sujeitos às fraquezas, o juramento, que sucedeu à lei, constitui o Filho, que é eternamente perfeito. 1O ponto essencial do que acabamos de dizer é este: temos um Sumo Sacerdote, que está sentado à direita do trono da Majestade divina nos céus, 2Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, erigido pelo Senhor, e não por homens. 3Todo pontífice é constituído para oferecer dons e sacrifícios. Portanto, é necessário que ele tenha algo para oferecer. 4Por conseguinte, se ele estivesse na terra, nem mesmo sacerdote seria, porque já existem aqui sacerdotes que têm a missão, de oferecer os dons prescritos pela lei. 5O culto que estes celebram é, aliás, apenas a imagem, sombra das realidades celestiais, como foi revelado a Moisés quando estava para construir o tabernáculo: Olha, foi-lhe dito, faze todas as coisas conforme o modelo que te foi mostrado no monte (Ex 25,40). 6Ao nosso Sumo Sacerdote, entretanto, compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador de uma aliança mais perfeita, selada por melhores promessas. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(39)

REFRÃO: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

1.
Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: “Eis que venho!” -R.

2.
 Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”-R.

3. 
Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios! -R.

4.
 Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: “É grande o Senhor!” os que buscam em vós seu auxílio. -R.


Evangelho: Marcos 3, 7-12


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 7Jesus retirou-se com os seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão, vinda da Galiléia. 8E da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do além-Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidônia veio a ele uma grande multidão, ao ouvir o que ele fazia. 9Ele ordenou a seus discípulos que lhe aprontassem uma barca, para que a multidão não o comprimisse. 10Curou a muitos, de modo que todos os que padeciam de algum mal se arrojavam a ele para o tocar. 11Quando os espíritos imundos o viam, prostravam-se diante dele e gritavam: Tu és o Filho de Deus! 12Ele os proibia severamente que o dessem a conhecer. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...