quinta-feira, 21 de março de 2013

Cantos do Tríduo e Tempo Pascal


Cantos do Tríduo e Tempo Pascal

 

Quinta-feira Santa

 

Entrada:

Nós nos gloriamos na cruz de Nosso Senhor,

Que hoje resplandece com o novo mandamento do amor.

1. Na Ceia da Nova Aliança, Jesus na tarde santa ao Pai se entregou./

Na Ceia que hoje acontece, o povo oferece a Deus o seu louvor.

2. Comer e beber pão e vinho, sinais de carinho, anúncio do amor!/ Na luta de cada jornada, a cruz é pesada. Salvai-nos, Senhor.

3. Viver, partilhar, cada dia a dor,a alegria, nos faz celebrar:/ A Páscoa de Cristo, de novo, na vida do povo, pra ressuscitar.

4. O povo, carrega tua cruz no escuro e na luz, marchando assim vai./ A cruz plenifica a vida, resposta sofrida, vontade do Pai.

 

Ato Penitencial:

Senhor, servo de deus, que libertastes a nossa vida,
tende piedade de nós!
Ass.: senhor, tende piedade de nós!
Solo: ó cristo, nosso irmão, que conheceis nossa fraqueza,
tende piedade de nós!
Ass.: cristo, tende piedade de nós!
Solo: senhor, filho de deus, que vos tornastes obediente,
tende piedade de nós!
Ass.: senhor, tende piedade de nós!

 

Glória:

Solo: Glória a Deus nas alturas! Todos: Glória a Deus nas alturas!

Solo: E paz na terra aos homens por ele amados.

A) Nós vos louvamos                                    B) Nós vos bendizemos

A) Nós vos adoramos                                   B) Nós vos glorificamos

A e B) Nós vos damos graças por vossa imensa glória!

Solo: Glória a Deus nas alturas! Todos: Glória a Deus nas alturas!

A) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo poderoso

B) Senhor, Filho único, Jesus Cristo!

A e B) Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai!

Solo: Glória a Deus nas alturas! Todos: Glória a Deus nas alturas!

Solo: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!

Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica!

Vós, que estais sentado à direita do Pai, tende piedade de nós!

TODOS: Tende piedade de nós!

Solo: Porque só vós sois o Santo!

Só vós sois o Senhor

Só vós sois o Altíssimo, Jesus Cristo

TODOS: Com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. A       mém!

Solo: Glória a Deus nas alturas! Todos: Glória a Deus nas alturas!

 

Salmo: O CÁLICE POR NÓS ABENÇOADO (Sl 115)

O cálice por nós abençoado/ É a nossa comunhão com o sangue de Jesus.

1. Que poderei retribuir ao Senhor Deus/ Por tudo aquilo que fez em meu favor/

Elevo o cálice da minha salvação/ Invocando o nome santo do Senhor.

2. É sentida por demais pelo Senhor/ A morte de seus santos, seus amigos/ Eis que sou o vosso servo, ó Senhor/ Vós me quebrastes os grilhões da escravidão.

3. Por isso oferto um sacrifício de louvor/ Invocando o santo nome do Senhor/ Vou cumprir minha promessa ao Senhor/ Na presença de seu povo reunido.

 

 

Aclamação ao Evangelho

Eu vos dou um novo mandamento:

Que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei/ Disse o Senhor/

Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei/ Disse o Senhor.

 

Canto de  Lava-pés

1. Jesus erguendo-se da Ceia, jarro e bacia tomou,/

Lavou os pés dos discípulos./ Este exemplo nos deixou./

Aos pés de Pedro inclinou-se./ Ó Mestre, não, por quem és?/

“Não terás parte comigo se não lavar os teus pés”. (bis)

2. És o Senhor, tu és o Mestre, os meus pés não lavarás./ O que ora faço não sabes, mas depois compreenderás./ Se eu, vosso Mestre e Senhor, vossos pés hoje lavei,/ Lavai os pés uns dos outros, eis a lição que vos dei. (bis)

3. Eis como irão reconhecer-vos como discípulos meus./ Se vos amais uns aos outros, disse Jesus para os seus./ Dou-vos novo mandamento, deixo ao partir nova lei./ Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (bis)

 

Ofertório:

Onde o amor e a caridade,/ Deus aí está! (bis)

1. Congregou-nos num só corpo/ o amor de Cristo./ Exultemos, pois, e nele jubilemos.

Ao Deus vivo nós temamos, mas amemos./     E, sinceros, uns aos outros, nos queiramos.

2. Todos juntos, num só corpo congregados:/ pela mente não sejamos separados!/ Cessem lutas, cessem rixas, dissensões,/ mas esteja em nosso meio Cristo Deus!

3. Juntos um dia, com os eleitos, nós vejamos/ Tua face gloriosa Cristo Deus:/ Gáudio puro, que é imenso e que ainda vem,/ pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Santo:

Santo, santo, santo Senhor Deus do universo,

o céu e a terra proclamam vossa glória

todos: Hosana nas alturas.

Bendito o que vem em nome do Senhor.

TODOS: HOSANA NAS ALTURAS

HOSANA NAS ALTURAS.

 

ABRAÇO DA PAZ: A ESCOLHER

 

Comunhão

1. Eu quis comer esta ceia agora,(Lc 22,15)/ Pois vou Morrer, já chegou Minha hora: (Mt 26,26)

Tomai, comei, é Meu corpo e Meu sangue que dou;/ vivei no amor!

Eu vou preparar / a ceia na casa do Pai. (bis)

2. Comei o pão: é o Meu Corpo imolado/ por vós, perdão para todo pecado.

3. E vai nascer do Meu Sangue a esperança, o amor, a paz: uma nova aliança.

4. Eu Vou partir; deixo o Meu testamento: (Jo 15,12)/ vivei no amor! Eis o Meu mandamento.

5. Irei ao Pai: sinto a vossa tristeza;/ Porém, no céu, vos preparo outra mesa.

6. De Deus virá o Espírito Santo/ que vou mandar para enxugar vosso pranto (Jo 16,6-7).

7. Eu vou, mas vós me vereis novamente;(Jo 16,16)/ estais em mim e eu em vós estou presente. (Jo 14,20)

8. Crerá em mim e estará na verdade, (Jo 13,35)/ quem vir cristãos, na perfeita unidade. (Jo 17,21)

 

Comunhão:

Eu vim para que todos tenham vida,
que todos tenham vida plenamente.

1-Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor.
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão,
Onde está o teu irmão, Eu estou presente nele.

2-Eu passei fazendo o vem, eu curei todos o males.
Hoje és minha presença junto a todo o sofredor.
Onde sofre o teu irmão, Eu estou sofrendo nele.

3-Quem comer o Pão da Vida viverá eternamente.
Tenha pena deste povo que não tem o que comer.
Onde está um irmão com fome, Eu estou com fome nele.

4-Entreguei a Minha Vida pela salvação de todos.
Reconstrói, protege a vida dos defesos e inocentes:
Onde morre o teu irmão, Eu estou morrendo nele.

5-Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido.
Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança:
Onde salvas teu irmão, Tu me estás salvando nele.

 

 

Transladação do Santíssimo Sacramento (******)

1. Canta, Igreja, o Rei do mundo,/ que se esconde sob os véus;

Canta o sangue tão fecundo,/ derramado pelos seus,

E o mistério tão profundo,/ de uma Virgem, Mãe de Deus.

2. Um menino nos foi dado,/ veio aos servos o Senhor./ Foi na terra semeado/ o seu Verbo  Salvador./ Ao partir nos foi deixado,/ pão de vida, pão de amor.

3. Celebrando a despedida,/ com os doze Ele ceou./ Toda a Páscoa foi cumprida,/ novo rito inaugurou./ E, seu corpo, pão da vida,/ aos irmãos  Ele entregou.

4. Cristo, Verbo onipotente,/ deu-nos nova refeição:/ faz-se carne realmente/ o que deixa de ser pão./ Eis que o vinho é sangue ardente:/ vence a fé, gosto e visão.

*******

Tão Sublime Sacramento,/ adoremos neste Altar.

Pois o Antigo Testamento/ deu ao Novo seu lugar.

Venha a fé por suplemento/ os sentidos completar.

Ao Eterno Pai cantemos/ e a Jesus, o Salvador.

Ao Espírito, exaltemos,/ Na Trindade, eterno Amor.

Ao Deus Uno e Trino demos/ a alegria do Louvor!

Amém, amém.

 

Sexta-feira Santa

 

CANTO DE ACLAMAÇÃO:

Salve, ó Cristo Obediente!/ Salve, Amor onipotente,

Que Te entregou à Cruz, / e Te recebeu na Luz!

1. O Cristo obedeceu até a morte,/ humilhou-se e obedeceu o Bom Jesus,

Humilhou-se e obedeceu, sereno e forte/ humilhou-se e obedeceu até a cruz.

2. Por isso o Pai do céu o exaltou,/ exaltou-o e lhe deu um grande nome,

exaltou-o e lhe deu poder e glória,/ diante Dele céus e terra se ajoelhem!

 

Apresentação e Adoração da Santa Cruz

Solo: Eis o lenho da Cruz / do qual pendeu a salvação do mundo.

Todos: Vinde, adore……..mos!

*** (A cada aclamação, aumenta-se meio tom nesta seqüência:1º Tom: Eb; 2º Tom: E; 3º Tom: F) ***

 

Beijo da Santa Cruz – Ó Cruz fiel

Fiel madeiro da Santa Cruz/ ó árvore sem rival.

Que selva outro lenho produz,/ que traga em si fruto igual?

Quão doce peso conduz,/ ó lenho celestial!

Fiel madeiro da Santa Cruz/ Ó árvore sem rival!

1. Cantem meus lábios a luta/ que sobre a cruz se travou;

Cantem o nobre triunfo/  que no madeiro alcançou

O Redentor do universo,/ quando por nós se imolou.

2. O Criador teve pena/ do primitivo casal,/ que foi ferido de morte,/ comendo o fruto fatal,/ e marcou logo outra árvore/ para curar-nos do mal.
3. Tal ordem foi exigida/ na obra da salvação:/ cai o inimigo no laço/ de sua própria invenção./ Do próprio lenho da morte/ Deus fez nascer redenção.

4. Na plenitude dos tempos,/ a hora santa chegou/ e, pelo Pai enviado,/ nasceu do mundo o autor;/ e duma Virgem no seio/ a nossa carne tomou.

5. Seis lustros tendo passado,/ cumpriu a sua missão./ Só para ela nascido,/ livre se entrega à Paixão./ Na cruz se eleva o Cordeiro,/ como perfeita oblação.

6. Glória e poder à Trindade./ Ao Pai e ao Filho, louvor./ Honra ao Espírito Santo./ Eterna glória ao Senhor,/ que nos salvou pela graça/ e nos remiu pelo amor.

? / Responde-me!

 

BEIJO DA SANTA CRUZ:

Ó Pai se é possível/ Ó Pai se é possível/ Afasta de nós este cálice/

Porém, não se faça/ Porém não se faça/ A nossa vontade mas a Tua!

1- São tantas lágrimas no cálice do povo/ Tua paixão parece acontecer de novo.

2- São tantas pedras no caminho do teu povo/ Tua paixão parece acontecer de novo.

3- São tantas cruzes sobre os ombros do teu povo/ Tua paixão parece acontecer de novo.

 

Beijo da Santa Cruz:

1- Que te fiz meu povo eleito? Dize em que te contristei!Que mais podia ter feito/ Em que foi que eu te faltei?

Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós.

2- Eu te fiz sair do Egito/ com maná te alimentei:Preparei-te bela terra/ Tua cruz para o teu rei!

3- Bela vinha eu te plantara/ Tu plantaste a lança em mim/Águas doces eu te dava/ Foste amargo até o fim!

4- Flagelei por ti o Egito/ Primogênitos matei/Tu porém, me flagelaste/ entregaste o próprio rei!

 

Comunhão:

Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!

1-Eis que eu vos dou um novo Mandamento:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito:
2-"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

3-Permanecei em meu amor e segui meu madamento:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

4-E chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

5-Nisto todos saberão que vós sois os meus dicípulos:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"

 

Comunhão:

Eu vim para que todos tenham vida,
que todos tenham vida plenamente.

1-Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor.
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão,
Onde está o teu irmão, Eu estou presente nele.

2-Eu passei fazendo o vem, eu curei todos o males.
Hoje és minha presença junto a todo o sofredor.
Onde sofre o teu irmão, Eu estou sofrendo nele.

3-Quem comer o Pão da Vida viverá eternamente.
Tenha pena deste povo que não tem o que comer.
Onde está um irmão com fome, Eu estou com fome nele.

4-Entreguei a Minha Vida pela salvação de todos.
Reconstrói, protege a vida dos defesos e inocentes:
Onde morre o teu irmão, Eu estou morrendo nele.

5-Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido.
Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança:
Onde salvas teu irmão, Tu me estás salvando nele.

 

 

 

Vigília de Páscoa

 

LITURGIA DA PALAVRA:

1ª LEITURA:

SALMO: Enviai o vosso Espírito, Senhor,/ e da terra toda face renovai.

2ª LEITURA:

SALMO: Guardai-me, ó Deus porque em vós me refugio!

3ª LEITURA:

SALMO:Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glória!

4ª LEITURA:

SALMO:Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

5ª LEITURA:

SALMO: Com alegria bebereis do manancial da salvação.

6ª LEITURA:

SALMO: Senhor, tens palavras de vida eterna.

7ª LEITURA:

SALMO: A minh´alma tem sede de DEUS.

 

GLÓRIA:

Aclamação ao Evangelho:

 

Aleluia, aleluia, aleluia, alelu.....ia! (bis)

1. Rendei graças ao Senhor!/ Que seu amor é sem fim!/ Diga o povo de Israel:/ Que seu amor é sem fim!

Digam os seus sacerdotes: Que seu amor é sem fim! / Digam todos que o temem: Que seu amor é sem fim!

2. Eis o dia do Senhor!/ Alegres nele exultemos!/ Que nos salve, imploremos,/ Alegres nele exultemos!/

Bem-vindos à sua casa,/ Alegres nele exultemos!/ Nós todos os seus amados!/ Alegres nele exultemos!

 

Canto da Ladainha

 

 

 CANTO PARA ASPERSÃO DA AGUA:

 

Banhados em Cristo/ somos uma nova criatura.

As coisas antigas já se passaram,/ somos nascidos de novo.

Aleluia, aleluia, aleluia!(bis)

 

Ofertório:

1. Bendito sejas, ó Rei da glória/ Ressuscitado, Senhor da Igreja/

Aqui trazemos as nossas ofer...tas.

Vê com bons olhos nossas humildes ofertas/ Tudo o que temos, seja pra Ti, ó Senhor.

2. Vidas se encontram no altar de Deus,/ gente se doa, Dom que se imola.

3. Irmãos da terra, irmãos do céu,/ juntos cantemos glória ao Senhor.

 

Santo:

 

Abraço da Paz:

Ao buscar o amor do Pai
Vou encontrar o Deus da paz!
Se na fé eu caminhar
Vou encontrar o Deus da paz!
Vou encontrar o Deus da paz!

Há uma razão para mudar meu mundo
Há um amor pra se sentir
E mergulhar mais fundo
A cada momento que eu me entregar
Posso ouvi-lo chamando:
Vem me seguir, sou a luz, a paz
E hoje preciso entrar
Entre sonhos, nos teus sonhos
Há um lugar, onde o amor é tudo
Onde sonhar é sorrir
E não há dor pra sentir, não há!

Cordeiro de Deus:

Comunhão:

1. Antes da morte e Ressurreição de Jesus,/ Ele, na Ceia, quis Se entregar:

Deu-se em comida e bebida pra nos salvar.

E quando amanhecer/ o dia eterno, a plena visão,

Ressurgiremos por crer/ nesta vida escondida no Pão. (bis)

2. Para lembrarmos a morte, a cruz do Senhor,/ nós repetimos, como Ele fez:

gestos, palavras, até que volte outra vez.

3. Este banquete alimenta o amor aos irmãos,/e nos prepara a glória do céu;

Ele é a força na caminhada pra Deus.

4. Eis o Pão vivo mandado a nós por Deus Pai!/ Quem o recebe, não morrerá;

no último dia vai ressurgir, viverá.

5. Cristo está vivo, ressuscitou para nós!/ Esta verdade vai anunciar/

a toda terra, com alegria, a cantar.

Ação de graças

Quem podia imaginar,que aquela cruz, era só o começo
de uma história de amor.Comentavam com grande dor,tudo o que se passou, e jamais esperavam, reencontrar o senhor.Aconteceu sem mesmo esperar,Ele apareceu em meio aos discípulos, caminhar,falava de amor, e o som de sua voz, abrasava os seus corações,
E diziam:

Senhor fica conosco, é tarde e o dia declina,quase sem esperança,partimos sem direção,mas ao redor da mesa,se abriram os nossos olhos,te reconhecemos,ao partir do pão.

Já não chore Jerusalém, a alegria voltou,eu senhor está vivo, Ele ressuscitou.

 

Final

Eis que faço novas todas as coisas,
que faço novas todas as coisas, que faço novas todas as coisas.(bis)

1- É vida que brota da vida, é fruto que cresce do amor,
É vida que vence a morte, é vida que vem do Senhor.

2- Deixei o sepulcro vazio, a morte não me segurou.
A pedra que então me prendia no terceiro dia rolou.

3- Eu hoje lhe dou vida nova, renovo em ti o amor.
Lhe dou uma nova esperança, tudo o que era velho passou.
_____________________________________________

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...