sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CANTOS PARA QUARTA FEIRA DE CINZAS

Data desta celebração: 18/02/2015

Leituras

1ª leitura: Jl 2,12-18 = Rasgai o vosso coração e não a vossa veste.
Salmo Responsorial: Sl 50 = Piedade, ó Senhor, tende piedade!
2ª leitura: 2Cor 5,20 – 6,2 = Eis agora o tempo favorável.
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18 = Teu Pai que vê o que está oculto te dará a recompensa.

Abaixo, seguem alguns cantos litúrgicos (cifras e áudio) indicados para esta celebração:


ENTRADA
(“Hino da CF 2015”, de Pe. José Antonio de Oliveira e Pe. José Weber)

    C                                             Dm  G7                                                           C   F
1) Em meio às angústias, vitórias e lidas, /  no palco do mundo, onde a história se faz,
                                             Dm   G
sonhei uma Igreja a serviço da vida.
                                                 C    Em                   F            G7         C
Eu fiz do meu povo os atores da paz! / Eu fiz do meu povo os atores da paz!

  F                 G            C  Am         A7                Dm    G7                                     C
Quero uma Igreja solidária, / servidora e missionária, /    que anuncia e saiba ouvir.
F                       Am                                     Em   G7                               C
A lutar por dignidade,  /  por justiça e igualdade, pois “Eu vim para servir”.

2) Os grandes oprimem, exploram o povo, / mas entre vocês bem diverso há de ser.
Quem quer ser o grande se faça de servo:
Deus ama o pequeno e despreza o poder! Deus ama o pequeno e despreza o poder!

3) Preciso de gente que cure feridas, / que saiba escutar, acolher, visitar.
Eu quero uma Igreja em constante saída (EG, 20),
De portas abertas, sem medo de amar! De portas abertas, sem medo de amar!

4) O meu mandamento é antigo e tão novo: / Amar e servir como faço a vocês.
Sou mestre que escuta e cuida seu povo,
Um Deus que se inclina e que lava seus pés! Um Deus que se inclina e que lava seus pés!

5) As chagas do ódio e da intolerância / se curam com o óleo do amor-compaixão
Na luz do Evangelho, acende a esperança.
Vem! Calça as sandálias, assume a missão! Vem! Calça as sandálias, assume a missão!

SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 50)

     Em             Am            B7  Em                 C         B7      Em
Piedade ó Senhor tende piedade / Pois pecamos contra vós!

                 Em               E7              Am                    D7                                 G
1) Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia / Na imensidão de vosso amor purificai-me
               C7+                            Am       F#m7/5-           B7/9-              Em
Do meu pecado, todo inteiro, me lavai / E apagai completamente a minha culpa.
2) Eu reconheço toda a minha iniquidade / O meu pecado esta sempre à minha frente
Foi contra vós, só contra vós que eu pequei / E pratiquei o que e mal aos vossos olhos!

3) Criai em mim um coração que seja puro / Dai-me de novo um espírito decidido
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face / Nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

4) Dai-me de novo a alegria de ser salvo / E confirmai-me com espírito generoso
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar / E minha boca anunciará vosso louvor!


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(“Louvor e glória a Ti, Senhor, de Reginaldo Veloso e Adenor Leonardo Terra)

      G       G/B      C         G       C           D7           G  Em7 Am7        D7           G
Louvor e glória a Ti, Senhor / Cristo, palavra de Deus  /   Cristo, palavra de Deus!

     G                               D     
Oxalá ouvísseis hoje sua voz
            C                           D
Não fecheis os vossos corações.

BÊNÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DAS CINZAS (1)
(“Converter ao Evangelho”, de CF 2011)

            Dm              F              Bb            Dm
1) Converter ao Evangelho, na Palavra acreditar, (Mc 1,15)
D/F# Gm         A7                                    Dm
Caridade e penitência, quem as cinzas abraçar.

           Gm       G#º      A7        Bb       A7     Dm
Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar
           Gm       G#º      A7                            Dm
Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar

2) Não as vestes, mas o peito / O Senhor manda rasgar.
“Jejuai, mudai de vida…. / Em sua face a chorar.” (Jl 2, 12-13)

3) Quão bondoso é nosso Deus, / Inclinado a perdoar.
Quem dos males se arrepende, / Compaixão vai encontrar.

4) Chora e diz o sacerdote / Entre a porta e o altar: (Jl 2,17)
“Pela vida do meu povo / Vão meus lábios suplicar.”

5) Convertei-vos, povo meu, / Do Senhor vamos lembrar. (Br 3,2)
Eis o tempo prometido, / As ovelhas vem salvar. (Jo 10,27-30)

BÊNÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DAS CINZAS (2)
(“Pecador, agora é tempo”, de autor desconhecido)

            G               Em             C              D
1) Pecador, agora é tempo de pesar e de temor:
           Am                    Bm                  C             G
serve a Deus despreza o mundo, já não sejas pecador! (2x)

2) Neste tempo sacrossanto o pecado faz horror:
contemplando a cruz de Cristo, já não sejas pecador! (2x)

3) Vais pecando, vais pecando, vais de horror em mais horror:
Filho, acorda dessa morte, já não sejas pecador! (2x)

4) Passam meses, passam anos, sem que busques teu Senhor:
Como um dia para o outro, assim morre o pecador! (2x)

5) Pecador arrependido, pobrezinho pecador,
Vem, abraça-te contrito com teu Pai, teu Criador! (2x)

6) Compaixão, misericórdia vos pedimos, Redentor:
Pela Virgem, Mãe das dores, perdoai-nos, Deus de amor! (2x)


APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
(“Teu sou”, de Severino Alves)

    D              F#7          Bm    A7   D            Bm          E/G#          A7
1) Eu não sou nada e do pó nasci, Mas tu me amas e morreste por mim
D            F#7       Bm            A7               D Bm        Em A7
Diante da cruz só posso exclamar  /   Teu sou….    teu sou.

                       D          Am    D7/9             G           C7/9 
Toma minhas mãos te peço toma meus lábios te amo
                     D        Bm        Em   A7         D  Bm      Em   A7   D
toma minha vida, ó pai, teu sou………teu sou,    teu sou, teu sou.

2) Quando de joelhos te olho, ó Jesus vejo tua grandeza e minha pequenez
Que posso dar-te eu, só meu ser. Teu sou, teu sou.

COMUNHÃO
(“Eu vim para que todos tenham vida”, versão de Grupo Ruah)

     Em                                       Am
Eu vim para que todos tenham vida,
        B7                                   Em
Que todos tenham vida plenamente!  (2x)

             Em           C                    Am                    F#º
1) Reconstrói a tua vida / Em comunhão com teu Senhor
            B7                                 Em
Reconstrói a tua vida / Em comunhão com teu irmão
           E7            Am               D7               G
Onde está o teu irmão?  / Eu estou presente nele!

2) Da ovelha desgarrada / Eu me fiz o bom Pastor
Reconduze, acolhe e guia / A quem de mim se extraviou
Onde acolhes teu irmão? / Tu Me acolhes, também!


ENVIO
(“Eis o tempo de conversão, de Pe. José Weber)

D       G7+          A        D    Bm   Em       A7     D
Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação.
D7           G          Em           A            D      G7+          A        D
Ao Pai voltemos, juntos andemos. / Eis o tempo de conversão!

              D              Am6             B7            Em                  
1) Os caminhos do Senhor são verdade, são amor
Em/D               C#m7/5-              A7            D
Dirigi os passos meus; em vós espero, ó Senhor!   
                            Am6              B7             Em                      
Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar
        Em/D       C#m7/5-    A7                   D             
Ele é bom, fiel e justo; Ele busca e vem salvar!

2) Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento
Eu confio mesmo quando minha dor não mais aguento
Tem valor aos olhos Seus meu sofrer e meu morrer.
Libertai o Vosso servo e fazei-o reviver!

3) A Palavra do Senhor é a luz do meu caminho
Ela é vida, é alegria; vou guardá-la com carinho.
Sua Lei, Seu Mandamento é viver a caridade.
Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...